Corpus Christi 2025
COORDENAÇÃO GERAL
Dom Gilberto
Pastana de Oliveira
Arcebispo
Padre Everaldo
Vigário Geral
Padre Jadson Borba
Coordenador da Ação Evangelizadora
Equipe de Coordenação
Padre Crizantônio
Coordenador
Diácono Jorge
Coordenador
Padre Raimundo Trindade
Coordenador
O que é?
Corpus Christi é uma Solenidade católica que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. Foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264, no século XIII, e ocorre sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, exaltada uma semana depois da festa de Pentecostes.
De acordo com Ana Beatriz Dias Pinto, professora do curso de Teologia da PUCPR, o relato bíblico indica que a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Santa Ceia, durante a Quinta-feira Santa. “É por isso que a festa de Corpus Christi acontece sempre numa quinta-feira. É uma alusão a este episódio histórico, no qual Jesus Cristo instituiu a Eucaristia. Aliás, a palavra Corpus Christi, que vem do latim, justamente significa que se tratava de um modo Dele permanecer com sua comunidade de fé, pois a Eucaristia celebrada é o próprio Corpo de Cristo”, complementa a teóloga.
Qual a origem da comemoração de Corpus Christi?
Ana Beatriz Dias Pinto ainda esclarece que festa de Corpus Christi tem suas raízes em uma devoção belga que surgiu a partir de visões de Santa Juliana de Cornillon. “Segundo a santa, o próprio Cristo a teria ajudado a interpretar uma de suas visões, na qual viu a lua sendo atravessada por uma faixa escura. Assim, indicou-lhe a necessidade de uma festa litúrgica em que os fiéis pudessem adorar a Eucaristia para aumentar a fé, prosperar na prática das virtudes e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento”.
Tais visões foram relatadas ao padre Thiago Pantaleão, que veio a se tornar mais tarde o papa Urbano IV, tendo ganhado ainda mais força com toda a narrativa do famoso milagre de Bolsena, na Itália, em 1263, quando uma hóstia consagrada começou a sangrar.
Isto foi um impulso para reforçar a fé católica que já tinha testemunhado fenômeno semelhante quando ocorreu, no século VIII, o milagre de Lanciano (em que durante uma Missa a hóstia adquiriu a aparência de carne e o vinho a aparência de sangue humano). “Tais fenômenos reforçaram a presença real e sensível de Cristo nas espécies consagradas, por meio da transubstanciação, reforçando a confissão de fé eucarística na Igreja Católica”, recorda a docente.
Fonte: https://www.pucpr.br/noticias/corpus-christi