Irmãs de São José de São Jacinto
Irmãs de São José de São Jacinto
Casa Regional
Breve histórico
A congregação das Irmãs de São José de São Jacinto, fundada em 1877, no Canadá, por Dom Luís Zepherin Moreau e Elisabeth Bergeron, forma uma comunidade de religiosas educadoras de crianças e de jovens que, pelo seu estilo de vida, testemunhando os traços de família (simplicidade, jovialidade, serviço e humildade), procura revelar um Deus que se faz próximo de cada ser humano, segundo seu carisma e missão.
No dia 30 de agosto de 1964, foi aberta a primeira casa das Irmãs de São José de São Jacinto, em São Luís, situada na Avenida João Pessoa, 387, Filipinho, pertencendo à Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu. Foi abençoada por dom Motta de Albuquerque. Em setembro de 1965, passa a ser casa de formação para as noviças e junioristas nativas, tornando se, logo em seguida, “Casa Regional São José”.
Hoje, além da casa regional, abriga o Centro São José e a Residência Elisabeth, casa das irmãs idosas. Em 1968, uma nova missão é aberta no bairro São Francisco (Paróquia São Francisco), onde as irmãs assumiram a direção e orientação da Escola Estadual Desembarcador Sarney, engajando-se, também, na pastoral paroquial. Posteriormente, a missão das Irmãs de São José estendeu-se para outras paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão: Vila Brasil (1986), Paróquia São Cristóvão; Santa Rita (1992 ), Paróquia Santa Rita de Cássia e Maiobão, Paço do Lumiar (2008), Paróquia Sagrada Família.
No exercício da sua missão de educadoras, as irmãs engajam-se, sobretudo, na educação escolar, Catequese e acompanhamento das Comunidades Eclesiais de Base e pastorais nas paróquias onde atuam. Hoje conta com 15 irmãs em São Luís, distribuídas em três comunidades na Arquidiocese: Casa Regional (Filipinho), Residência Elisabeth (Filipinho) e Maiobão (Paço do Lumiar).
Festividades
19 de março - Padroeiro São José.