Capuchinhas de Madre Rubatto
Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto
Comunidade da Cohab
Rua Padre Antônio Vieira, Qda 26 55A, IV Conj. Cohab/Anil
Comunidade da Vila Litorânea
Avenida Argentina Nº 37. Divinéia, Olho D’Água. CEP: 65.065-030. São Luís - MA ,
Breve história
"A existência de Madre Francisca Rubatto, que tivemos a alegria de proclamar beata em 10 de outubro de 1993, estava assente sobre duas colunas: o amor ardente a Deus, compreendido como o ‘sumo bem’, e o serviço incansável aos irmãos, de maneira especial aos mais necessitados e aos abandonados”. Estas palavras foram pronunciadas por São João Paulo II em seu encontro, em 7 de fevereiro de 2002, com as Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto, no final de seu Capítulo Geral. João Paulo II prosseguiu: “Sob a orientação de mestres espirituais iluminados, a vossa Madre seguiu o exemplo de São Francisco e Santa Clara para ser, na Igreja e na sociedade, um sinal humilde mas eloquente do Evangelho vivido sine glossa“, ou seja, ao pé da letra. Adriana Masotti e Sebastian Sanson – Vatican News
Nascimento: nasceu Anna Maria Rubatto em Carmagnola, Itália, em 14 de fevereiro de 1844. Desde a infância, fez voto de virgindade.
Fundação da Congregação: em 1885, fundou a Congregação das Irmãs Capuchinhas, com o objetivo de cuidar de crianças, jovens e doentes.
Beatificação: em 1993, o Papa São João Paulo II beatificou Madre Francisca Rubatto.
Canonização: em 2022, o Papa Francisco canonizou Madre Francisca Rubatto.
Morte: morreu em Montevidéu, Uruguai, no dia 6 de agosto de 1904.
Sepultamento: de acordo com o seu testamento, o seu corpo foi sepultado no Colégio de Belvedere, no Uruguai, entre os pobres.
Congregação: a Congregação das Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto está presente em vários países, incluindo Itália, Uruguai, Argentina, Brasil, Peru, Etiópia, Eritreia, Quénia e Malawi.
Festividades
23 de Janeiro - Fundação do Instituto.
9 de agosto - Dia de Santa Maria Francisca Rubatto.