Breve histórico
A Congregação das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus é um Instituto de origem italiana, fundado oficialmente na cidade de Grottaferrata (ROMA), no ano de 1894, pela agora beata, Madre Teresa Casini (1864-1937). A inspiração inicial da Beata Teresa Casini foi: “Reunir em torno de Jesus Sacramentado um número de pessoas que tenha como objetivo oferecer-se com Ele, vítima eucarística, em sacrifício de expiação por aqueles Sacerdotes que com suas culpas ofendem a Justiça do seu Divino Pai, com a finalidade de consolá-Lo e oferecer-Lhe os nossos corações abertos ao seu amor sofredor”. (Madre Teresa Casini, Autobiografias, ed. Dehonianas, 1990, p.124).
A nossa vocação específica exprime-se, fundamentalmente, na contemplação de Jesus Sumo e Eterno Sacerdote e numa estima profunda pelos Sacerdotes. Fazendo nossos os sentimento de Jesus e da Igreja, oferecemos ao Pai a oblação da nossa vida em união com a Oblação de Jesus para que os Sacerdotes sejam santos. (Cfr.: Constituições, n. 13, Roma, 2011). Portanto, também no Brasil, prosseguimos rezando e trabalhando pelas vocações sacerdotais, traduzindo este empenho nas formas de ministerialidade que se revelam as mais atuais, de acordo com as necessidades concretas das paróquias e dioceses onde estamos.
As Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, chegaram em São Luís em outubro do ano 1966, a convite do Bispo dom Guido Maria Casulo, da então Prelazia de Cândido Mendes, hoje Diocese de Zé Doca, e viveram muitos anos na casa desta mesma diocese, situada no Monte Castelo, administrando-a e oferecendo aos Sacerdotes os seus humildes trabalhos. Atualmente temos três residências na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Festividades
2 de fevereiro – Fundação do Instituto Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
29 de outubro – Festa da Beata Teresa Casini.