Filhas da Caridade do Sagrado Coração
Filhas da Caridade do Sagrado Coração
Vila Bessa
Breve histórico
Em 18 de dezembro de 1823, em Lá Salle-de-Vihiers (França), o jovem padre Jean Maurice Catroux e sua paroquiana Rose Giet, movidos por um profundo sentimento de ternura e compaixão para com os necessitados de sua época, à luz do Espírito e das Sagradas Escrituras, fundaram a Congregação das Filhas da Caridade do Sagrado Coração de Jesus. Atraídos e fascinados pela escola francesa de espiritualidade, consagraram a Congregação ao Sagrado Coração de Jesus, expressando com suas próprias palavras sua experiencia profunda com Cristo, contemplando-o em todos os mistérios de sua vida. Nosso lema é "Tudo para a Glória de Deus".
Nosso projeto comum de evangelização: pela nossa adesão a Jesus Cristo, REVELAR que Ele está vivo. Pela cordialidade e simplicidade de nosso acolhimento, TESTEMUNHAR que Ele está perto de nós. Pela nossa disponibilidade para com todos, ANUNCIAR que o Seu amor é universal. Partilhamos também o nosso carisma, espiritualidade e missão com os membros associados.
Missão em São Luís: para responder aos apelos do Santo padre, o papa João XXIII, em favor das missões da América do Sul desde 1975, a Arquidiocese de Sherbrooke enviou missionárias. Duas paróquias foram confiadas. Em Junho de 1963, a pedido de dom Jeorge Cabana, arcebispo de Sherbrooke, com a permissão do bispo, dom José Medeiros Delgado, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, quatro FCSCJ partiram para o Brasil para ajudar os padres canadenses que ali trabalhavam. São elas: Irmã Laure-de -L‘Eucaristie, Irmã Pierre aux Liens, Irmã Marie du Redempteur e Irmã Therese Petit, canadenses. Hoje, a congregação está presente em 10 países.
Festividades
1ª sexta-feira de junho - Patrono Sagrado Coração de Jesus.
18 de dezembro - Fundação da Congregação das FCSCJ.