Por Virgínia Diniz, Ascom ArquiSLZ
Na manhã desta segunda-feira (18), no Cineteatro Aldo Leite, Palacete Gentil Braga, Centro, da Universidade Federal do Maranhão, aconteceu a sessão teaser, exclusiva para convidados, do curta-metragem “Aparecida: o filme”, curta metragem da Rosário Filmes, com direção do cineasta Breno Moreira, roteiro de Higor Mattos e direção executiva de Isaac Newton Raitz.
A sessão foi articulada pela ON&OFF comunicação, com o apoio da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), da Universidade Federal do Maranhão. De passagem pela capital maranhense para a gravação de um comercial para a VIVO, em Arari (Ma), o premiado diretor da Mymama pode conceder ao público presente detalhes da produção.
O curta “Aparecida: o filme”, teve lançamento oficial no dia 12 de outubro de 2023 e traz no elenco nomes premiados como o do ator global Juliano Cazarré. A película é um projeto audacioso, que pretende levar às telas de cinema a história do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, história que une o povo brasileiro através da fé e do amor a Mãe de Deus.
Segundo o diretor, a proposta do filme é deixar disponível informações que possam fortalecer a fé dos devotos. “Todos sabem os nomes dos pastorinhos de Fátima, mas poucos conhecem, por exemplo, o nome dos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, pontuou Breno Moreira.
Para fazer a película chegar às telas, o grupo conta com o apoio dos devotos de Nossa Senhora e amantes do cinema para aderirem à campanha de financiamento coletivo. “Queremos fazer o que o The Chosen fez, mas no Brasil”, reforça Breno.
O professor do curso de Comunicação Social da UFMA, Carlos Alves Júnior (Carlos Benalves), participou da sessão teaser e pontuou a importância desse apoio às produções:
“O cinema é considerado a Sétima Arte, mas é uma arte cara. Tudo no cinema remete a grandes investimentos e uma obra como essa, que se propõe gravar ainda em película (35mm), faz com que os valores sejam mais altos. Por isso é importante que a comunidade católica e os que amam o cinema apoiem esse tipo de trabalho”.
Para a Igreja Católica, o apoio às obras cinematográficas, às mídias e aos veículos católicos é apontado pela igreja, no documento pós-conciliar Inter Mirífica, como uma obrigação importante dos cristãos:
“Este sagrado Concílio (Vaticano II) chama a atenção para a obrigação de sustentar…iniciativas cinematográficas…cujo fim principal é divulgar e defender a verdade, e prover à formação cristã da sociedade humana. Igualmente convida insistentemente as associações e os particulares, que gozam de uma grande autoridade nas questões económicas e técnicas, a sustentar com largueza e de bom grado, com os seus bens económicos e a sua perícia, estes meios, enquanto servem o apostolado e a verdadeira cultura”.
Para fazer “Aparecida: o filme” chegar ao cinema 🎥, você pode acessar o site filmeaparecida.com.br e adquirir o acesso on-line ou contribuir com o financiamento coletivo. O link no story e no artigo em nosso site arquislz.org.br